Quer escrever uma Web Novela para o Blog? Chegou a hora!

Quer escrever uma Web Novela para o Blog? Chegou a hora!
Clique na imagem acima e saiba como fazer :)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Autora de 'A Vida da Gente' vai explorar os 'bastidores da vida'


Lícia Manzo fala de sua estreia como autora de novela e do desafio de assinar a trama que substituirá 'Cordel Encantado' na TV Globo

Lícia Manzo com Jayme Monjardim, diretor de 'A Vida da Gente', no lançamento da novela
Lícia Manzo com Jayme Monjardim, diretor de 'A Vida da Gente', no lançamento da novela (Roberto Filho/AgNews)
"Você pode ver a costura pelo lado de fora, que é mais bonito, mais arrumado. Se você virar pelo avesso, tem um bando de linhas, um bando de coisas. Eu gosto muito desse lado de trás, dos bastidores da vida"
A vida da carioca Lícia Manzo vai mudar radicalmente nos próximos meses. Depois de 14 anos na TV Globo, ela entra para o seleto time dos autores de novela da emissora, já com uma grande responsabilidade: manter a boa audiência do horário das 18h conquistada por Cordel Encantado, de Thelma Guedes e Duca Rachid.
A trama de A Vida da Gente tem como pano de fundo as relações familiares – o mesmo do seriado Tudo Novo de Novo, dirigido por Denise Sarraceni em 2009. Lícia pretende agora explorar o que chama de “família contemporânea”, o que inclui situações relativamente novas, como o namoro entre jovens que foram criados juntos por força do segundo casamento de seus pais.
Mas o grande tema da novela é a impossibilidade de prever o que a vida vai apresentar a cada pessoa - e isso está representado pelo despertar de Ana (Fernanda Vasconcellos) depois de um longo período de coma. “O coma tem um caráter emblemático, parece estacionado na fina fronteira entre a morte e a vida. Eu diria que o coma (ou a volta do coma, e reencontrar sua vida seguindo sem você), é o eixo da novela”.
Nesta entrevista ao site de VEJA, Lícia fala de sua formação no teatro, das influências que recebeu, e do frio na barriga que sente com a proximidade da estreia de A Vida da Gente.

Como a experiência do teatro influenciou sua formação de autora?Fiz de tudo em teatro – fui atriz durante muito tempo, produtora, diretora. A experiência de atriz contribuiu na compreensão da oralidade, daquilo que cabe na boca do ator. Isso me despertou o interesse pela escrita, mas só depois de 15 anos fui me dedicar a isso. E comecei por um mestrado em Literatura Brasileira, para estudar Clarice Lispector. 

Como você define o seu estilo?
Clarice Lispector dizia “Tem gente que cose para fora, eu coso para dentro”. Eu coso para dentro. Você pode ver a costura pelo lado de fora, que é mais bonito, mais arrumado. Mas se você virar pelo avesso, tem um bando de linhas, um bando de coisas. Eu gosto muito desse lado de trás, dos bastidores da vida. A novela tem acontecimentos muito fortes, mas você poder olhar para eles através de sua repercussão no interior dos personagens. Isso é muito legal.

Que autores tiveram influência sobre você?Eu tenho um balaio de referências. Na minha novela, pago um tributo a tudo o que me formou e ao que assisti a vida inteira. Entre os autores de novela, Manoel Carlos, Gilberto Braga e Aguinaldo Silva. Também tenho gostado muito de séries americanas como In Treatment, de Gabriel Byrne, Once Again e Brothers and Sisters, que conjugam agilidade com personagens densos, trabalhados. 

Qual é a sensação de estrear como autora principal de uma novela da Globo?
Dá muito frio na barriga. É muita responsabilidade, é muito difícil. Depois de vir para esse lugar, eu tiro o meu chapéu para todo mundo que escreve novela. É muito difícil, você tem que reunir muitos atributos diferentes. Eu estou tentando honrar essa oportunidade, esse convite, levo muito a sério isso.

Qual a maior dificuldade de escrever uma novela?
O maior desafio para o autor de novela é dar conta do ritmo sem perder a conexão com a sensibilidade. Manter-se sensível e criativo a cada cena às vezes é muito difícil.
Mudou muito a sua rotina depois que começou a escrever a novela?Estou com a minha vida realmente dedicada a isso. Minha rotina mudou inteiramente. Pelos próximos meses minha vida será só a novela.

Depois de colaborar com vários autores na Globo, como vê a colaboração em seu trabalho como autora?
Tenho oito colaboradores. Comigo somos nove escrevendo a novela. Eu não teria a menor onipotência. De novo falando das séries americanas, um diferencial deles é o diálogo bem elaborado, apurado, as cenas cheias de ambiguidade e de matizes. Você precisa de equipe de braços com você, para alcançar esse nível. Isso você não produz com a velocidade necessária se trabalhar sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,isso nos ajudará muito!

O que Vc + Gosta no Blog??

Horários do Blog!

Horários do Blog!
Clique na Foto e veja cada horário de cada coisa exibida no Blog

Contatos

msn: blog100teen@hotmail.com
Twitter pessoal: @Ruan_Gurgel
blog: http://www.t-novidades.blogspot.com

Bate papo dos visitantes!

Conversem a Vontade,sendo que alguns minutinhos vou conversar com vocês,a por favor não ofendam ninguém nem escreva palavrões!

Veja tudo do blog!

Basta clikar alii => http://www.t-novidades.blogspot.com/

Saiba que:

Os posts desse Blog,não são voltados apenas para "Quase Anjos" o blog fala tudo sobre o universo Teen.E saiba Universo Teen,não quer dizer "Teen" de teen Angels não e sim "Teen-Adolescente"!!

Mais acessadas da semana

Bye-bye!!

Bye-bye!!